Pesquisar este blog

...............




Ponto de Cultura


O que é
"Fortaleza dos Maracatus" - É um ponto de Cultura na Associação Cultural Solidariedade e Arte - SOLAR, aprovado pelo Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura com a parceria da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.

Objetivo
O Ponto de Cultura "Fortaleza dos Maracatus" pretende contribuir para a consolidação da cultura do maracatu cearense, suas diversas formas de expressão através dos vários grupos existentes em Fortaleza. As atividades previstas neste programa se desenvolverão dentro de três eixos proncipais:

Eixos
  • Formação: cursos no universo da cultura patrimonial, imaterial das diversas linguagens artísticas do maracatu cearense e oficinas de práticas de registro dessa expressão e formas de difusão. Atividade do primeiro eixo: Cursos em Literatura, Cinema e vídeo, Música, Artes plásticas, Fotografia.
  • Registro: Cursos e oficinas de registro em texto, desenhos, pinturas, fotografias, gravação em áudio e vídeo dos maracatus no carnaval 2010.
  • Difusão: Relalização de lançamento e exposição de todos os registros, realizados no decorrer d programa; Criação do Nucleo de Pesquisa do Maracatu Cearense.
Resultados Esperados
Os resultados esperados por este projeto se estendem na contribuição para a consolidação da cultura do maracatu em Fortaleza; formação de novos brincantes e simpatizantes e na consolidação da difusão dessa expressão através dos registros que serão concretizados nesta iniciativa.
com o témino do projeto, será criando o Nucleo de Estudo Sistemático do Maracatu Cearense, tendo como membros efetivos os participantes do projeto nvolvidos nas suas três estapas principais (formação, Registro e Difusão), que darão continuidade através de suas ações, para o surgimento de novas formas de participação e registro da cultura do maracatu cearense.

O programa conta com a colaboração de artistas profissionais, professores capacitados e de reconhecimento em suas áreas de atuação, para curss e oficinas temáticas nas cinco linguagem artísticas:

Público alvo

  • Jovens e adultos em situações de baixa renda; com faixa etária acima de 16 anos;
  • Estudantes da rede básica de ensino;
  • Conhecimento básico ou interesse pela linguagem artística escolhida
  • Brincantes dos maracatus de Fortaleza;


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página