Pesquisar este blog

Maracatu Solar

O Maracatu Solar, institucionalmente um programa de formação cultural continuada da Associação Cultural Solidariedade e Arte – SOLAR, foi criado com forte fundamentação histórica neste universo, e tem como objetivo agregar valores a esta importante manifestação cultural de Fortaleza, e servir como instrumento de formação de novos praticantes (brincantes) de Maracatu nesta cidade.

O Maracatu Solar, idealizado e fundado em 2006, por um grupo de artistas ligados a SOLAR, tendo como presidente o cantor e compositor Pingo de Fortaleza, e o Griô Descartes Gadelha na sua concepção rítmica e estética, estreou no Carnaval de Rua de Fortaleza em 2007, com o tema "Maracatu Solar", contando com a participação de mais de 150 brincantes. O maracatu SOLAR tem sua musicalidade inspirada nos batuques do Maracatu Az de Ouro executados entre as décadas de 40 e 50 do século passado, e sua concepção estética de figural (ao contrário das fantasias já consideradas tradicionais do maracatu cearense, com forte influência das escolas de samba e dos vestuários medievais) faz referências maior a cultura Afro-Brasileira e a artesania Cearense. Estes dois fatores combinados, ritmo acelerado tocado em comum com o andamento lento, e fantasias leves, podem ser consideradas as características mais marcantes do Maracatu Solar, já que em suas estruturas de alas e figuras principais reproduz o cortejo tradicional do maracatu cearense: baliza, porta-estandarte, índios, balaieiro, negras, casal de preto-velhos, baianas, corte, batuque e tiradores de loas. Outra característica marcante do Maracatu Solar é a não utilização do "Negrume" no rosto dos seus brincantes, e a prática de pinturas tribais ancestrais e individuais pelo seu coletivo de participantes.

Sempre procurando agregar valores a esta expressão cultural, o Maracatu SOLAR realizou no final de 2008 o 1º Festival de loas (canções ou macumbas) de maracatu no Ceará, visando à escolha de sua loa/tema para o carnaval de rua de 2009. Tendo sido escolhida nesta ocasião a canção de autoria da compositora Inês Mapurunga, com o título de "É o Solar pelo Mundo", tema que será trabalhado pelo maracatu SOLAR no carnaval de 2009.

Maiores informações: Associação cultural Solidariedade e Arte – SOLAR
associacaosolar@gmail.com
085-32261189


Este release foi-me enviado pela Associação SOLAR.
Jan de Iansá

Total de visualizações de página