Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de março de 2011

SOLAR lança “Lenda Estrela Brilhante”

SOLAR lança “Lenda Estrela Brilhante”, um livro do Griô Descartes Gadelha em comemoração ao dia do Maracatu Cearense.

O Griô (Mestre) Descartes Gadelha lança neste sábado, às 19h, na sede da Associação Cultural Solidariedade e Arte – SOLAR sua mais recente criação. Trata-se do livro “Lenda Estrela Brilhante”. Idealizado, escrito e ilustrado em P&B por Descartes Gadelha e posteriormente colorizado por Marildo Maciel, o livro que é uma realização da SOLAR aborda numa linguagem lúdica o universo do maracatu cearense através da história do menino Oiti (apelido de Descarte na infância) que em contato com uma estrela cria o Maracatu Estrela Brilhante.
                 Num trabalho de forte referência autobiográfica, Descartes Gadelha desenvolve inúmeras reflexões a cerca da “brincadeira” do maracatu, uma de suas maiores paixões, e nas páginas da “Lenda Estrela Brilhante” apresenta a este universo uma temática ao alcance do público de todas as idades.
Lançado para referenciar o dia do Maracatu Cearense (25/03) e contemplado pelo Edital Prêmio Pontinhos de Cultura da SECULTFOR – 2010, terá parte de sua tiragem distribuída entre os estudantes da rede pública de ensino do município de Fortaleza.
Por ocasião do lançamento haverá ensaio do Maracatu SOLAR e outras apresentações artísticas.


Data: 26/03/2011.
Horário: 19h.
Local : Avenida da Universidade, 2333, Benfica - Fortaleza
Entrada: Gratuita.
Maiores Informações:
Associação Cultural Solidariedade e Arte – SOLAR
Tel: 85-32261189

quinta-feira, 17 de março de 2011

Lançamento do Livro de Decartes Gadelha

Olá amigas e amigos, paz e luz !!!!



Convidamos a todos a participar do lançamento do livro " LENDA ESTRELA BRILHANTE" de autoria de Decarte Gadelha, juntamente com o ensaio de março do Maracatu Solar, contamos com sua presença.

Serviço
Data: 26/03/2011
Horário: 19:00 hs
Local: Associação Cultural Solidariedade e Arte – SOLAR
Fone: 85-32261189 / 85-99877321 (Pingo de Fortaleza)
Endereço:Av. da Universidade, 2333-Benfica.
associacaosolar@gmail.com

quinta-feira, 10 de março de 2011

Batuques religiosos

O Carnaval de Fortaleza ganhou, neste ano, mais um atrativo com a realização dos "Tambores Ancestrais na Noite Escura", um encontro de maracatus e afoxés que encheu a praça principal do Benfica de ritmo e religiosidade

FOTO: KIKO SILVA
 
  
 
Seis grupos de maracatus e dois afoxés realizaram, na segunda passada, na Praça João Gentil, no Benfica, o evento "Tambores Ancestrais na Noite Escura". Repleto de muito ritmo e religiosidade, o acontecimento contou com um ritual de bênção dos tambores, realizado pelo babalorixá Ogum Lodê

Como forma de diversificar e qualificar ainda mais a programação carnavalesca da cidade de Fortaleza a Associação Cultural Solidariedade e Arte (Solar) promoveu pela primeira vez, no Ceará, na segunda-feira passada, na Praça João Gentil, no Benfica, o evento "Tambores Ancestrais na Noite Escura". O ritual, guardando as devidas características específicas das agremiações cearenses e pernambucanas, é semelhante ao "Noite dos tambores silenciosos", que também acontece no período momino, em Recife.

Composto de música e ritualidade, o "Tambores Ancestrais na Noite Escura" contou com a participação de seis grupos de Maracatus (Solar, Nação Fortaleza, Az de Ouro, Nação Iracema, Vozes d´África e Nação Baobab), 2 Afoxés (Acabaca e Ogum Odoyá) e do Babalorixá Ogum Lodê, além dos cantores Calé Alencar e Pingo de Fortaleza, este último o principal idealizador do evento.

Os integrantes das agremiações começaram a se confraternizar a partir das 22 horas e nem mesmo uma chuva intensa e rápida que caiu, desanimou os brincantes. Pelo contrário, veio refrescar o ambiente e estimulou ainda mais a performance dos homens, mulheres e crianças que participavam do ritual.

De acordo com Pingo de Fortaleza "o encontro de todos esses grupos que trabalham com elementos vinculados à ancestralidade, africanidade e percussão é uma ação de afirmação dessas práticas na cidade de Fortaleza e de fortalecimento desse universo em nível local".

Ancestralidade
O encontro foi marcado pelas apresentações individuais dos grupos de maracatus e afoxés, e, à meia-noite, foi celebrado um ritual de bênção dos tambores, realizado pelo babalorixá Ogum Lodê, quando foi evocada a ancestralidade dos instrumentos. No encerramento, aconteceu uma apresentação coletiva de todos os brincantes dos grupos participantes do evento.

"Tambores Ancestrais na Noite Escura" teve a produção executiva de Arnóbio Santiago e seu projeto foi contemplado no V Edital Prêmio Carnaval do Ceará 2011 da Secretaria da Cultura do Estado (Secult), categoria Programação Carnavalesca. Pela importância do evento para o fortalecimento da cultura cearense, Pingo de Fortaleza acredita que reunir maracatus, afoxés e o público em geral em torno da ideia da programação é uma forma justificável de aprofundar e diversificar a programação do Carnaval de Fortaleza e do Ceará. "Com sua formatação e estética única é mais uma afirmação da presença das culturas de matriz afro e indígena nas práticas cotidianas do povo cearense", explicou.

Pingo de Fortaleza acrescentou que, "a realização do evento agrega um conjunto de valores históricos, ritualísticos e culturais ao Carnaval de Rua de Fortaleza, que tem hoje nos maracatus (16 grupos institucionalizados) sua maior força representativa e estética, como também nos afoxés, a importante presença simbólica dos elementos de religiosidade africana e de reverência aos seus ancestrais e aos índios, enquanto primeiros habitantes do Brasil".

NELSON AUGUSTO
REPÓRTER





 

quinta-feira, 3 de março de 2011

“Tambores Ancestrais na Noite Escura”


Como forma de diversificar e qualificar ainda mais a programação carnavalesca da cidade de Fortaleza a Associação Cultural Solidariedade e Arte - SOLAR está realizando nesta segunda-feira de carnaval (07/02) na Praça João Gentil (Praça do Benfica) a partir das 22h o evento “Tambores Ancestrais na Noite Escura”.

Composto de música e ritualidade, “Tambores Ancestrais na Noite Escura” conta com a participação de 6 grupos de Maracatus (SOLAR, Nação Fortaleza, Az de Ouro, Nação Iracema, Vozes d’África e Nação Baobab), 2 Afoxés (Acabaca e Ogum Odoyá) e do Babalorixá Ogum Lodê, além dos cantores Calé Alencar e Pingo de Fortaleza, este último idealizador do evento.

De acordo com Pingo de Fortaleza “o encontro de todos esses grupos que trabalham com elementos vinculados a ancestralidade, africanidade e percussão é uma ação de afirmação dessas práticas na cidade de Fortaleza e de fortalecimento desse universo”.

O encontro será marcado pelas apresentações individuais dos grupos de maracatus e afoxés e a meia noite haverá um ritual de benção dos tambores realizado pelo Babalorixá Ogum Lodê, quando será evocada a ancestralidade dos tambores. O encerramento se dará com uma apresentação coletiva de todos os grupos participantes do evento.


“Tambores Ancestrais na Noite Escura” conta com a produção executiva de Arnóbio Santiago e seu projeto foi contemplado no V Edital Prêmio Carnaval do Ceará 2011 da SECULT-CE, categoria programação carnavalesca.

“Tambores Ancestrais na Noite Escura”

                Os ritos de reverência aos antepassados é um costume que os africanos trouxeram para o Brasil, como na cerimônia de Coroação do Congo, onde elegiam seus reis e rainhas, lamentavam seus mortos e pediam proteção aos Orixás. Na cosmovisão africana acredita-se que a fala é a exteriorização de uma vibração, de uma energia. Para a tradição africana a fala não se restringe ao verbo, a natureza toda fala, elementos minerais, vegetais e animais falam, pois são atravessados de energias. O corpo humano fala, através do movimento, principalmente pela dança e a musicalidade dos instrumentos, suas energias agirem. O tambor se destaca enquanto fala, uma vez que seu som primordial aproxima-se dos batimentos do coração e foi segundo vários mitos, criado para facilitar a comunicação com o divino, mediante toques específicos. Os orixás, enquanto energias da natureza divinizadas pedem para serem chamados pelo tambor para se incorporarem nos seus filhos e filhas. Sua sonoridade envolvente tem um poder hipnótico sobre adeptos de candomblé, umbanda e demais religiosidades afro-brasileiras, representando um elo mágico entre as criaturas humanas e as divindades, espécie de meio de comunicação entre o mundo material e o mundo espiritual dos Orixás. Por outro lado o tambor tem lugar de destaque em todas as manifestações afro-brasileiras, das quais se sabem, são oriundas das religiosidades tradicionais africanas, tornando-se o tambor, portanto, o principal instrumento dos batuques dos Maracatus e Afoxés.

                  A realização do evento “Tambores Ancestrais na Noite Escura” agrega um conjunto de valores históricos, ritualísticos e culturais ao Carnaval de Rua de Fortaleza, que tem hoje nos Maracatus (16 grupos institucionalizados) sua maior força representativa e estética, como também nos Afoxés a importante presença simbólica dos elementos de religiosidade africana e de reverência aos seus ancestrais e aos índios, enquanto primeiros habitantes do Brasil.
               Reunir Maracatus, Afoxés e o público em geral em torno da idéia desta programação é uma forma justificável de aprofundar e diversificar a programação do carnaval de Fortaleza e também do Estado do Ceará, pois com sua formatação e estética única é mais uma afirmação da presença das culturas de matriz afro e indígena nas práticas cotidianas do povo cearense.

terça-feira, 1 de março de 2011

PREPARATIVOS FINAIS PARA O CARNAVAL

Olá amigos e amigas, brincantes do Maracatu Solar.


Paz e luz!

Tá chegando a hora! Domingo, dia 06 de março, a Avenida Domingos Olimpio se encherá de brilho, gente bonita e muito batuque! É dia de Desfile dos Maracatus!

E nós, do Maracatu Solar, entraremos nessa avenida, plenos de alegria, cores, amizade, amor e muita dedicação.

Durante toda a semana estaremos na Solar, nos últimos ajustes das fantasias, enfeites dos instrumentos e ensaiando!

Convocamos aqueles (as) que puderem ajudar, compareçam à sede para ajustarmos ainda mais o clima de festa!

Esta semana - terça, quarta e quinta-feira, haverá ensaio geral na rua, as 19h. Concentração na Solar

Sexta e sábado será a entrega de fantasias.

Sábado, durante o dia todo, afinação dos instrumentos com a colaboração de Nathaly Picanço e Decartes Gadelha.

Domingo, dia de nosso desfile, concentração na Solar a partir das 15h até 20h30min. Em seguida, a sede ficará FECHADA; seguiremos para a concentração na Domingos Olimpio, e ali permaneceremos até o momento do desfile que ocorrerá as 23h.

Cada brincante será responsável por sua fantasia; cada batuqueiro (a) será responsável por seu instrumento.
Após o desfile retornaremos para a Solar para devolução de material.

Dependendo do resultado de editais, há possibilidade de apresentações na segunda e terça-feira de carnaval.

Desejamos a todos e todas, uma semana iluminada, boas vibrações, muito amor, mente quieta, coração tranqüilo!

"Nossa Paz é de Oxalá!"

Abaixo, seguem link’s de nossas andanças nesses dias pré-carnavalescos.

Abraços solares,

Equipe de comunicação para o carnaval 2011 (Associação Solar)

http://www.youtube.com/watch?v=ZueUvzPh1BU&feature=player_detailpage#t=50s
http://www.youtube.com/watch?v=LTUZiJwBM-c
http://www.youtube.com/watch?v=zZzLT5mFJKs&feature=mfu_in_order&list=UL
http://www.youtube.com/watch?v=Pf_JIk5W1W8&feature=mfu_in_order&list=UL
http://www.youtube.com/watch?v=_d_XGZ0DNKQ&feature=mfu_in_order&list=UL
http://www.youtube.com/watch?v=1YOv8Unyyw4&feature=mfu_in_order&list=UL
http://www.clubefotoecompanhia.com.br/maracatu_solar.htm
http://cachorramagra.com.br/?page_id=123

Total de visualizações de página