Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de março de 2011

“Tambores Ancestrais na Noite Escura”


Como forma de diversificar e qualificar ainda mais a programação carnavalesca da cidade de Fortaleza a Associação Cultural Solidariedade e Arte - SOLAR está realizando nesta segunda-feira de carnaval (07/02) na Praça João Gentil (Praça do Benfica) a partir das 22h o evento “Tambores Ancestrais na Noite Escura”.

Composto de música e ritualidade, “Tambores Ancestrais na Noite Escura” conta com a participação de 6 grupos de Maracatus (SOLAR, Nação Fortaleza, Az de Ouro, Nação Iracema, Vozes d’África e Nação Baobab), 2 Afoxés (Acabaca e Ogum Odoyá) e do Babalorixá Ogum Lodê, além dos cantores Calé Alencar e Pingo de Fortaleza, este último idealizador do evento.

De acordo com Pingo de Fortaleza “o encontro de todos esses grupos que trabalham com elementos vinculados a ancestralidade, africanidade e percussão é uma ação de afirmação dessas práticas na cidade de Fortaleza e de fortalecimento desse universo”.

O encontro será marcado pelas apresentações individuais dos grupos de maracatus e afoxés e a meia noite haverá um ritual de benção dos tambores realizado pelo Babalorixá Ogum Lodê, quando será evocada a ancestralidade dos tambores. O encerramento se dará com uma apresentação coletiva de todos os grupos participantes do evento.


“Tambores Ancestrais na Noite Escura” conta com a produção executiva de Arnóbio Santiago e seu projeto foi contemplado no V Edital Prêmio Carnaval do Ceará 2011 da SECULT-CE, categoria programação carnavalesca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página